Cuidado com “ofertas” que aparecem no Facebook. E com outros golpes na Internet
Nesta quarta-feira, 28, apareceu mais uma vez no Facebook um anúncio com oferta imperdível: cinco garrafas (normais) de whisky Jack Daniel’s por apenas R$ 100.
Você clica no link e aparece o site do Submarino. Claro que são falsos, tanto o anúncio quanto a página. Dia desses, esse mesmo anúncio apareceu, mas o endereço que aparecia em cima era algo como “americanas.submarino”. Agora, é “cumpom308.com”.
E o Facebook faturou em cima de um golpe tão óbvio (mas no qual cai tanta gente que é impressionante!). Acho que todos os anúncios postados na rede social deveriam passar por um rápido crivo pra verificar a veracidade. Deveria ser uma norma interna do Facebook.
Porque anunciar em rede social é tão fácil que dá até raiva. Se ninguém denunciar, ainda há muitos compartilhamentos e mais gente é vítima dos ladrões.
O Submarino, neste caso, lava as mãos. Afinal, o site que copia o da empresa é obviamente falso, desde que o interessado em comprar o que é anunciado esteja atento. Nem todos estão.
O que parece faltar mesmo é um policiamento da Internet. Se não der pra prevenir, que ao menos sejam punidos os autores. Não deve ser difícil identificar. Quando é feito um pix, o dinheiro vai pra alguma conta. Então, é ir no rastro do dinheiro.
E cadeia neste povo.
Neste caso, é quase fácil perceber o golpe, pela oferta exageradamente baixa. Mas há outros, mais bem urdidos. Em que o “empresário” oferece produtos, entrega algumas poucas, depois substitui o que era anunciado por peças vagabundas e, finalmente, não entrega mais nada. Fica com o dinheiro. E nada acontece.
Tudo com anúncios lindos no Facebook ou no Instagram.
COBRANÇA DE “OPERADORA”
Na verdade, hoje é preciso estar atento a tudo. De repente, pelo email, vem um aviso de uma operadora de telefonia informando que você está em débito. Mas pode pagar com desconto, diz o informe. Só que a conta é um espanto, como se vê na imagem.
Se você pagar pelo código de barras que aparece embaixo do valor, mais um malandro vai dar gargalhadas e curtir a vida com o seu dinheiro.
É triste perceber quanta maldade há por aí. Bandidos que se aproveitam de inocentes, de pessoas confiantes no ser humano ou simplesmente desatentas.
É bom ficar cada vez mais de olho aberto. Mas é por isso, também, que tem muita gente querendo deixar o mundo digital e voltar às cavernas. Lá, ao menos, havia o face a face e o tacape pra resolver qualquer querela.