Aos 47 anos, SindHotéis vai ampliar ações para novo ciclo do turismo

Sindicato vai preparar o setor para receber mais de três milhões de turistas que devem visitar Foz do Iguaçu no curto prazo

O SindHotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) completa na quinta-feira (19) 47 anos de atuação em Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná com o foco voltado às ações para ampliação do número de visitantes e na qualificação de mão de obra do setor. “Estamos superando a pandemia com a vacinação, os investimentos com as reformas, ampliações e a construção de novos empreendimentos do setor voltaram a crescer e estamos num trabalho para o aumento dos visitantes”, destacou Marcelo Martini, presidente do sindicato.

Martini disse que entre as prioridades da nova gestão está o aumento da representatividade do sindicato nos organismo de turismo e no fortalecimento do diálogo entre o setor eo poder público. “Estamos num novo momento, temos o compromisso da hotelaria e do turismo. Isso fez muita diferença nesta pandemia, onde tivemos restrições e o fechamento de muitos postos de trabalho no setor”.

“Nesta retomada, a união, troca de experiências e ações fortaleceram ainda mais os trabalhos em prol do desenvolvimento e do crescimento da atividade, o que significa a abertura de novas vagas de empregos e tem mostrado que estamos no caminho certo”, completou Martini.

Investimentos
Entre novos atrativos, novos hotéis e empreendimentos, os investimentos podem ultrapassar a R$ 1,2 bilhão. “Só no Parque Nacional do Iguaçu, a previsão é de R$ 500 milhões de investimentos em cinco anos. A expectativa é receber três milhões de visitantes no curto prazo”, disse.

A hotelaria, os restaurantes, cantinas e bares já estão preparados para este impacto no aumento da visitação. Hoje, a rede hoteleira tem 28 mil leitos distribuídos em 180 hotéis, albergues e pousadas. “O que estamos fazendo neste momento é dar condições para que a estimativa dessa visitação se consolide como, por exemplo, buscar a redução de impostos estaduais para aumentar o número de voos de vários centros do país e fora dele com destino para Foz do Iguaçu”.

“Temos também um instituto, um centro de capacitação, que vai ampliar o leque de cursos oferecidos para formar e qualificar a mão de obra que atua em vários serviços do setor”, completou.

Parcerias
O presidente do SindHotéis ainda destaca as alterações que ocorreram a partir de 2017 – em que as contribuições que eram obrigatórias, passaram a ser facultativas. “Tivemos que nos reinventar e devolver em serviços aos associados. Estamos sempre oferecendo o suporte, consultoria e assessorias para superar as  dificuldades que o setor enfrenta”.

O Sindhotéis acompanha o mercado de trabalho e oferece palestras e cursos direcionados para quem já está trabalhando na área e também na preparação de jovens que queiram atuar no mercado hoteleiro e de turismo. “Estamos fazendo novas parcerias em busca de recursos para investimentos em cursos de qualificação, além da promoção e marketing do Destino Iguaçu, como o turismo regional rodoviário”, afirma Martini.

Martini ressaltou que o turismo está voltando à sua melhor fase. ” Temos tudo para dar certo, atrativos impressionantes, hotéis, bares, restaurantes e pousadas, estão preparados para receber bem o turista com hospitalidade, acomodações adequadas e serviços de qualidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *