Primavera vai demorar a dar as caras. Veja como fica o fim-de-semana
Digam o que disserem os especialistas, vivemos uma primavera atípica, em Foz do Iguaçu.
Muita chuva e temperaturas que, com boa vontade, podem ser consideradas amenas. Cadê o calorão inclemente que ninguém gosta muito, mas sempre chega?
Para os meteorologistas, vai demorar. Uma previsão mais estendida, até o dia 30 deste mês, mostra que continua tudo como está (as mínimas sobem um pouco, mas as máximas ficam abaixo de 30 graus. Bem abaixo, até).
A chuva acumulada, até 10h da manhã desta quinta-feira, 6, já havia chegado a 63.8 milímetros, o que já é considerado uma chuva “muito forte”, de acordo com a classificação dos meteorologistas. E não dava sinal de que iria parar tão cedo. Previsão é que passe de 80 mm até o final do dia.
FIM DE SEMANA
Vamos primeiro ao fim de semana. Simepar e Climatempo apostam em tempo bom na sexta, 7, e no sábado, com mínima de 13 graus nos dois dias (Simepar) e de 14 e 12 graus, respectivamente (Climatempo).
Pro Sistema Faep, chuva prossegue nesta sexta, tem sol no sábado e volta a chover no domingo. Mínimas de 14 graus, sexta e sábado, e 11 graus no domingo.
TEMPERATURAS
Quanto às temperaturas máximas, contente-se com 23 graus na sexta, 25 no sábado e apenas 18 graus no domingo, conforme a previsão do Simepar.
A previsão do Climatempo não muda muito, embora com ligeira elevação nos três dias: 24 graus na sexta, 27 graus no sábado e 20 no domingo.
A mesma análise vale pra previsão do Sistema Faep: 22 graus na sexta, 26 no sábado e 19 graus no domingo. Quer dizer, domingo chuvoso e friozinho.
ATÉ DIA 20
O Simepar e o Climatempo, nos sites da Internet, fazem uma previsão alongada que vai até 20 de outubro.
Desta quinta até lá, o Simepar indica 7 dias de chuva (sem contar com a de hoje); o Climatempo, 6 dias chuvosos; e o Sistema Faep, 8 dias.
As temperaturas mínimas vão continuar baixas. A mais elevada das mínimas será registrada no dia 19 (17 graus, dizem o Climatempo e o Sistema Faep, em pleno acordo).
Já o Simepar prevê mínima de 19 graus nos dias 15 e 19 (o dia 19 aparece novamente, como se vê).
Já as temperaturas mais elevadas vão aparecer nos dias 19 (29 graus, segundo o Simepar); dia 16 (30 graus, para o Climatempo); e dia 20 (27 graus, de acordo com o Sistema Faep).
Independentemente de haver coincidência ou não nas datas, o que se percebe é que a máxima não chegará a 30 graus até 20 de outubro.
NO MÊS
Dos três serviços, o único que faz previsão para 30 dias é o Sistema Faep. Muda alguma coisa, daqui até 4 de novembro?
Pouca coisa. Alterações não serão significativas. Temperaturas permanecerão amenas, vai chover com regularidade.
O dia que mais vai lembrar a primavera de Foz é 1º de novembro, com mínima de 19 e máxima de 30 graus.
Novembro ainda é uma incógnita, mas nos quatro primeiros dias pouco muda.
Ah, sim, quanto ao dia da eleição, 30 de outubro, será de sol, com mínima de 17 e máxima de 26 graus.
(Cláudio Dalla Benetta)