Alô, São Pedro! Cadê a primavera de Foz do Iguaçu?
Quem não acredita em mudança climática deve prestar atenção neste início de primavera, em Foz do Iguaçu. Já era pra estar com uma boa dose de calor, não é mesmo?
No entanto, alternam-se mínimas e máximas ainda comuns ao inverno. Este domingo, dia 25, prova que tem algo errado por aí.
Às 10h, por exemplo, a temperatura estava em 17,4 graus, de acordo com o Simepar. E não irá passar dos 17 graus ao longo do dia. Depois, cai pra 15 graus, com uma segunda-feira nublada pela frente.
A máxima pra hoje é aumentada para 18 graus pelos meteorologistas do Climatempo, mas eles reduzem pra 13 graus a mínima de segunda-feira.
Claro que todo início de primavera pode ter dias assim. Mas este “início” está se estendendo demais. Sabe-se lá por quê, mas pelo menos até o domingo das eleições vai continuar desse jeitinho.
No dia 3 de outubro, segunda-feira, pode finalmente esquentar do jeito a que o iguaçuense se acostumou ao longo da vida. Segundo o Climatempo, máxima pode ir a 31 graus (e 33 na terça-feira, dia 4!); pro Simepar, máxima de segunda vai a 27 graus (idem pra terça-feira). Mas mínimas continuam baixas,
Entre o pessoal do Climatempo e do Simepar, há divergências nos números, para os próximos dias. Mas não são muitas.
As máximas de hoje a domingo, segundo o Simepar, vão variar entre 20 e 27 graus (na terça-feira); já o Climatempo diz que variam entre 18 (hoje) e 28 graus (na terça-feira), mas nos demais dias ficam entre 21 e 23 graus.
FRIOZINHO ELEITORAL
Quanto às temperaturas mínimas, o Simepar diz que de domingo a domingo vão variar entre 13 e 18 graus (os 13 são previstos justamente pro domingo de eleições).
Já o Climatempo anuncia mínimas entre 9 e 16 graus (os 9 graus serão no sábado, enquanto no domingo a mínima sobe para 10 graus).
E os dois serviços apostam num domingo radiante, com céu sem nuvens e nenhum indicativo de chuva (mas domingo frio, ao menos pela manhã).
O friozinho matinal não vai servir de desculpa pra quem não quiser votar, portanto. Vamos lá cumprir o dever cívico.
DOIS DIAS
Enquanto não chega o domingo das eleições, vamos ver como serão os dois primeiros dias da semana.
Segunda-feira de tempo nublado, com máximas entre 15 e 23 graus (Simepar) ou entre 13 e 23 graus (Climatempo).
Na terça-feira, divergem os dois serviços. Pro Simepar, tempo nublado, com mínima de 18 e máxima de 27 graus; pro Climatempo, nublado de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite, com mínima de 15 e máxima de 28 graus.
Pra ir além, vai chover também na quarta e na quinta-feira, pelo que avaliam os dois serviços meteorológicos.
(Cláudio Dalla Benetta)